segunda-feira, junho 14, 2010

Daqui não Saio, Daqui Ninguém me Tira!

Os Estados Unidos entraram numa vereda sem volta, verdadeiro labirinto afegão. Com seu apoio, grupos fundamentalistas botaram a antiga União Soviética pra correr. Agora, provam do próprio veneno.
Isso não é novidade para ninguém. Nem para o Obama, que anunciou (sem intenções de cumprir) uma retirada gradual das tropas do Afeganistão. O que é novidade foi a feliz coincidência, a casualidade inusitada. Um grupo de inocentes oficiais americanos, certamente passeando pelas geladas pradarias ou em num convescote de confraternização com o povo afegão, descobriu uma "arábia-saudita" de lítio.
O sítio, composto de minérios variados, como ferro, cobre e ouro, detém uma reserva de lítio estimada em US$ 1 trilhão desse mineral escasso e estratégico. Só pra lembrar, o lítio é uma das matérias críticas para a indústria da informática.
Isso para um país miserável, cujo PIB de US$ 12 bi é oriundo principalmente de suas plantações de papoula, matéria-prima para o ópio e heroína.
Resta ver se o indigente povo afegão, torturado pela pobreza, ignorância e fundamentalismos, colherá pelo menos algum proveito dessa riqueza fantástica.
Pelo histórico imperialista, é pouco provável. O interesse econômico sempre prevaleceu sobre as tão propaladas intenções altruístas. Ainda mais num contexto de dólar combalido e da bolsa de apostas em Wall Street em desespero.
Agora é que não saem mesmo.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home