quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Fogueiras Petrolíferas

Ontem o Conselho de Segurança da ONU deu sinais de inquietação com o caos no cinturão petrolífero. De fato, as ocorrências na Líbia de Kadafi são assustadoras. Vamos aguardar para ver os desdobramentos, que podem validar ou não a hipótese de participação chinesa.
Eu continuo descrente de que essas revoltas no mundo árabe estejam associadas a valores muito importantes na cultura ocidental, porém não tão presentes naquela região. Sem enveredar por uma teoria conspiratória, sempre burra, certo é que algum grupo está manejando os cordéis e conduzindo a massa.
Ocorreu-me que poderiam ser grupos fundamentalistas, situação em que os interesses não seriam os econômicos, mas os ideológicos, religião entre eles. Porém, a aparente trégua no Egito não configura essa hipótese.
O fato nossas reservas de petróleo, provavelmente, compõem-se no cenário alternativo das potências ocidentais, como contingência ao agravamento da situação. Em especial na medida em que essa subversão da ordem estabelecida comprometa ainda mais a expectativa de recuperação econômica americana e européia.
Torçamos, pois, para que nosso pré-sal não vire um pós-sal.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home