sábado, fevereiro 03, 2007

O Pum da Vaca

O cientista Carlos Nobre, vinculado ao INPE, declarou em entrevista à Radio Nacional que os Estados Unidos emitem cinco vezes mais gás carbônico do que o Brasil. Até aí, há uma relação entre os PIB.
Declarou ainda o cientista que o Brasil está entre os 5 maiores emissores de gases poluentes, que contribuem para o aquecimento global. Nesse caso, já não se sustenta a correlação com o PIB.
Ele atribui ao desmatamento da amazônia a responsabilidade por cerca de 3/4 da emissão de gás carbônico na atmosfera, assim como atribui à pecuária grande responsabilidade pela emissão de metano.

Acho interessante como o brasileiro da elite intelectual tem a mania de ser o primeiro em tudo, especialmente no que é ruim. Vá lá, contenta-se em ficar entre os cinco primeiros e, se a notícia não for tão ruim assim, situar-se entre os 10 mais já é um bom resultado.
Não estou defendendo o desmatamento da terra arrasada, irracional, demolidor. Mas fico pensando. Desmatamento não deve ser, porque o que é plantado, seja pasto, seja soja, seja milho ou qualquer outro vegetal, também absorve gás carbônico para a fotosíntese. Não sei como fica o balanço, mas certamente alguma coisa é compensada.
Olha eu entrando no erro do lugar-comum. O desmatamento, em si, não emite gás carbônico algum. No máximo pode-se considerar o efeito indireto pela interrupção da absorção do CO2. O que não é verdade quando se fala de queimada. Aí é diferente.
Depois, o Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo. Tudo bem, mas esse maior não passa dos 20 ou 25% do total. E os outros 75% não peidam? Surge assim o grande vilão da degradação ambiental: o pum da vaca.
O rebanho brasileiro, na concepção escatológica de alguns cientistas, deve ser alimentado a repolho e sopa de feijão. Não demora muito, o IBAMA exigirá a instalação de catalisadores em seus traseiros.
Com a descoberta, o intestino bovino brasileiro - só o brasileiro - é a maior fonte de biogás mundial. Lula deveria incluí-lo no programa de bioenergia.
Que exportação de carne, que nada. Viva pum da vaca. É a salvação nacional.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home