segunda-feira, janeiro 22, 2007

Esquerda / Direita III

Só para encerrar este assunto, antes que fique chato demais. Como classificar as ações governamentais no Brasil durante o período revolucionário de 64?
Os que o combateram, ou discordaram, ou somente querem obter alguma indenização, ou mesmo aqueles que embarcam na canoa do politicamente correto, afirmam que era uma ditadura de direita.
Os que dela participaram, defenderam ou somente se identificaram com ela, não dizem que era de direita, embora mantenham arrepios em todos os canais da Kundalini quando ouvem falar de esquerda.
Confusão danada!
Para estabelecer o contraditório, há paralelos entre o período jacobino (esquerda) e a revolução de 64? Os textos em vermelho são as ações adotadas pelos jacobinos e relacionadas na publicação de 21/01:

Abolição da escravatura nas Colônias
Já não havia escravatura institucional no Brasil e nem colônias. Vale, no entanto, a substituição do SPI pela FUNAI, o Projeto Rondon e outras medidas inclusivas.

Reforma Agrária, com distribuição das terras da nobreza emigrada e da Igreja, que foram divididas em lotes menores e vendidas a baixo preço aos camponeses pobres. Os pagamentos foram divididos em 10 anos;
Houve efetiva atuação na reforma agrária com o assentamento de famílias, criação de agrovilas etc.

Lei do Preço Máximo, estabelecendo um teto máximo para preços e salários;
Os caminhos não foram os do congelamento de preços e salários, adotado somente pelos planos demagógicos pós-redemocratização. Mas os fortes investimentos em infra-estrutura e o controle rígido de tarifas públicas é um elemento de comparação.

Venda de bens públicos para recompor as finanças públicas;
Nesse particular, ocorreu de maneira limitada.

Pensões anuais e assistência médica gratuita a crianças, velhos, enfermos, mães e viúvas;
Auxílio aos indigentes
A substituição dos antigos IAP com a criação do INAMPS visava o mesmo objetivo. No período revolucionário foi criado o FUNRURAL, para incluir nos benefícios da previdência os trabalhadores rurais até então excluídos da assistência médica e de pensão/aposentadoria, bem como a obrigatoriedade de atendimento universal nas emergências hospitalares.

Culto revolucionário fundado na razão e na liberdade.
Este é um País que vai pra frente, ô ô ô ô e Brasil, ame-o ou deixe-o seriam comparáveis?

Proclamação da Primeira República Francesa
Já estava proclamada, infelizmente.

Organização de um exército revolucionário e popular que liquidou com a ameaça externa
Organização de pelotões de fronteira na Amazônia, modernização do armamento, IMBEL etc.

Organização dos comitês de Salvação Pública, formado por nove membros e encarregado do poder executivo, e de Salvação Nacional ou de Segurança Geral, encarregado de descobrir os suspeitos de traição;
Conselho de Segurança Nacional, SNI, ASIs etc.

Criação do Tribunal Revolucionário
Utilização dos Tribunais Militares para julgamentos de atos dito subversivos.

Elaboração da Constituição de 1793, que pregava uma ampla liberdade política e o sufrágio universal masculino. Essa Carta foi inspirada nas idéias de Rousseau.
Constituição de 67 que, apesar do que propalam, era muito superior à atual, dita cidadã, com exceção da cláusula pétrea sobre o regime republicano.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em que se afirmava que a finalidade da sociedade era o bem comum e que os governos só existem para garantir ao homem seus direitos naturais: a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade
Conceitos incorporados na Constituição de 67.

Criação do ensino público gratuito
MOBRAL, ampliação da rede de escolas e universidades, reforma do ensino (LDB)

Fundação do Museu do Louvre, da Escola Politécnica e do Instituto da França
?
De qualquer forma, vejo forte correlação entre as ações governamentais, guardadas as diferenças de época. Daí minha conclusão, se for para rotularmos, que a revolução de 64 era de conteúdo fortemente esquerdista.
Como se vê, confirmando a regra, os extremos são muito mais próximos entre si do que se pensa.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home