terça-feira, dezembro 14, 2010

Deslizes de Jobim

Foi lamentável o incidente ocorrido na formatura da Turma Gen Emílio Garrastazu Médici em Agulhas Negras.
Jobim, embora sua midiática estréia no Min da Defesa, conquistou gradualmente respeito por posições assumidas, em especial o Plano Nacional de Defesa e na versão maldosa do plano de Vanucchi. Abandonou os holofotes e a política partidária para efetivamente assumir o comando das forças armadas.
Teve uma recaída na AMAN.
Médici foi o chefe de um governo de exceção, isso não se contesta. Comandou numa época em que o exacerbamento ideológico fomentava a luta armada em todo o mundo. Em alguns países, pode esse combate fluir em democracias, em outros, não. Foi o nosso caso.
Nossa experiência republicana, nascida de um golpe militar em que um general caduco foi instrumento das ambições pessoais, teve um registro lamentável. Nenhum presidente da república eleito desde 1889 a 1994 - mais de cem anos - concluiu integralmente seu mandato ou que ao menos, uma tentativa de golpe tenha ocorrido.
Médici governou nesse período. E, embora vivêssemos numa ditadura, Médici foi um presidente absolutamente popular. Diria mais, os movimentos revolucionários foram derrotados não pelas forças militares, mas pela confiança que Médici conseguia obter em todas as camadas da população.
Pode-se imaginar um ditador, linha dura como dizem, ser aplaudido de pé num Maracanã lotado em dia de Fla-Flu? Médici o foi.
Médici, um militar respeitado, recebeu a presidência da república como mais uma missão de sua carreira. Não era um político, era um patriota. Ao todo-poderoso Médici, como querem afirmar, nunca se atribuiu qualquer malversação ou corrupção. Médici passou pela presidência da mesma forma como percorreu sua carreira militar. Com seriedade.
Médici foi um dos comandantes da própria AMAN mais respeitados de sua história. Justa, portanto, foi a homenagem prestada pelos cadetes ao escolher seu nome como patrono de turma. Homenagearam o ditador? Claro que não. Homenagearam o chefe, o exemplo de carreira militar.
Escorregou Jobim ao não perceber a diferença.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home