quarta-feira, dezembro 06, 2006

Algo de Podre no Ar

O apagão aéreo de ontem exala mau-cheiro. A informação, soando como uma desculpa oficial, foi que ocorreu pane na freqüência do Cindacta I, em Brasília.
Cheira mal porque não há uma freqüência, mas diversas utilizadas naquele Centro, exatamente como alternativa. Depois, freqüência não dá pane.
Então, podemos imaginar pane de equipamento rádio. O rádio pifou. Acontece que não é um rádio, são dezenas. Quem sabe as antenas? Bem, essas têm redundância. Será que todas pifaram?
Quem sabe, então, os controladores resolveram sair para comer um Big Mac e tomar Coca-Cola. Definitivamente não acredito, porque são profissionais responsáveis.
Pelo ocorrido, em vista da integração dos sistemas de defesa aérea e de controle do tráfego aéreo, grande parte do Brasil, incluindo sua Capital, ficaram com o espaço aéreo desprotegido. Verdade que não estamos em guerra, ainda bem. Mas vem dos romanos a lição do si vis pacem para bellum, eternamente gravado no portal da PE em Porto Alegre, num prédio que não existe mais.
Para isso investimos várias centenas de milhões. Ineficazes e inoperantes? Certamente não. Então, o que houve? Sabotagem? De quem e com que propósito? Desmoralizar o DECEA e de roldão a FAB? Criar o pânico e a insegurança na população? Desgastar o Governo?
Muito mais do que os inconvenientes causados à aviação civil, precisamos de informações e respostas objetivas quanto à segurança nacional.
Foi noticiado, também, que foi solicitado apoio da Polícia Federal para investigar o ocorrido. É bom mesmo que mergulhem fundo e descubram o que está havendo.
Até o acidente com o avião da Gol, o tráfego aéreo era normal. Atrasos não significativos, sem panes de comunicação etc. Depois, começou o caos. Por que esse acidente, trágico mas causado por uma infeliz coincidência, está representando um ponto de inflexão, quase ruptura no tráfego aéreo. A quem está interessando essa confusão?
Fala-se muito na desmilitarização do setor. Tem alguma coisa a ver com isso? Forçar a barra pela comoção popular? Também não acredito.
Então, o que está havendo. Acabem de vez com o mau-cheiro das coisas ocultas e abram o jogo.
Os brasileiros merecem.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home