Golpismo X Continuísmo
O golpismo está no ar. Na terra e no mar também, afinal o marechal da Defesa, que comanda tudo, partiu pro ataque.
Não é muita novidade vindo dessa safra de marechais, sem fazer a injustiça do esquecimento às anteriores.
Não eram muito melhores, aliás, nada melhores.
Quase dá pra arriscar que as escolhas que fazem para ingresso no seleto grupo é checar a intensidade do desprezo a instituições democráticas.
Os melhores ficam de fora, quando muito morrem coronéis, e isso não é por acaso ou coincidência.
Não é pra termos forças realmente operacionais, mas figurativas.
Fazer bonito nos 7 de Setembro, com poucas quedas de cavalo, poucos veículos pifados. Cantar emocionado o hino nacional como um mantra, ainda que não muitos consigam traduzir alguns termos arcaicos.
Ah, e atacar as instituições democráticas.
Forças Armadas não são, e nem podem ser, instituições democráticas interna corporis.
São ancoradas na hierarquia e disciplina. Por isso, exatamente por isso, não podem se meter na política, onde a hierarquia e disciplina são substituídas pela independência e diálogo.
Mas se metem. Por gosto, vaidade, boniteza, falta do que fazer, não importa.
Têm um papel constitucional definido, mas acham pouco, querem mais e mais. Têm canhões e soldados, ganham no braço, uma luta mais simples e rápida do que de cérebros.
Parece ser hora de rever esse modelo, nossas ameaças externas são internas, por paradoxal que seja. Felizmente, se fossem externas, com esses comandantes, Sassinhora!!! 😱
Tirá-los das cidades e deslocá-los para as fronteiras desabitadas poderia ser uma boa. Evitaria mortes e bandidagens, a Pátria, agradecida, até lhes continuaria pagando bons salários, pensões generosas e medalhas aos borbotões.
Porém se é ruim sustentar seu viés golpista, o péssimo é suportar as ações continuístas.
Sim, porque já deram o golpe em 2016 e assumiram de fato o poder político em 2018. Nem vou falar do descalabro que promoveram por incompetência e mau caratismo.
Têm até planos formulados para 2035, vejam só como são proficientes.
Mas, sempre esses comunistas a atrapalhar suas ambições autocráticas, não é que estão vendo seus planos naufragarem, seus tanques esfumaçarem e seus aviões perderem as asas?
E a população sinalizar que quer vê-los longe do poder político?
Não articulam um golpe, ninguém que ocupa o governo dá golpe contra si.
São continuístas, querem a manutenção do golpe que já deram antes.Não há mais pretexto de golpes contra governantes, agora é contra a democracia diretamente. Sem desculpas intermediárias.
Por isso, precisam desmoralizar as instituições e demonizar as urnas eletrônicas, as que impedem que continuem no poder por fraude nos mapas de votação.
Dá pra entender agora o jogo dos marechais?
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home