quarta-feira, julho 09, 2014

Uma Grande Lição

Cinderela virou abóbora. O sonho acabou? Não, em definitivo, não!
O brasileiro médio é um apaixonado. Apaixonado pelo Brasil, apaixonado pela vida em sua expressão maior, que é a alegria, a descontração, o improviso, o relativo descompromisso com regras. Tudo o que conhecemos tão bem, nem precisamos discorrer muito sobre nós mesmos. Somos o que somos, e isso nos torna maravilhosos e únicos em nossa cultura, capazes de até fazer humor consigo e rir no drama.
Somos passionais, quase bipolares na tristeza e alegria. Somos intensos. E iconoclastas.

Cinderela caiu do salto alto, quebrou o sapato de cristal e virou abóbora no trajeto pra carruagem.
O que pode se extrair de bom nesse momento de tristeza?
A Copa foi torpedeada durante um ano e por motivos essencialmente rasteiros. Formadores de opinião, bem pagos para tanto, carimbaram na Copa o símbolo da inconseqüência, colaram nela a razão de nossas mazelas sociais. Transporte, hospitais, escolas, uma trilogia superficial adotada como palavra de ordem.
Não deu certo, o brasileiro percebeu que a Copa não é a vitória do campeonato. E fez ela a Copa das Copas. Foram anfitriões que encantaram o mundo.
E é essa a grande lição que devemos extrair. Somos muito maiores do que uma taça. Vitórias ou derrotas são provisórias.

Foi triste o jogo ontem. O descontrole visível, a paúra.
Se extrairmos desse episódio o aprendizado que somente as grandes dores permitem, haveremos de perceber que o desespero é o pior conselheiro. E encararmos nosso futuro com a esperança necessária, que é o combustível dos sonhos.
Temos uma Copa pela frente, essa sim muito mais importante para nosso País. Em 4 meses, estaremos decidindo sobre a estrada que percorreremos nos próximos 4 anos. E que não merece ter sua importância reduzia a torcidas episódicas. Não é um jogo que se encerra com um apito, alegre ou triste. Mas uma consciência do que somos e definição do que pretendemos ser.

Essa é a verdadeira Copa que não merecemos perder.


0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home