terça-feira, janeiro 07, 2014

O Pinocchio Traidor

Foi pra adoçar o bico.
Cardozo mente sem fazer careta quando acena com uma portaria que elimine os abusos inconseqüentes da Funai.
Cardozo mente quando covardemente se enconde e vitimiza dizendo que o governo é refém da Funai.
Afinal, esse órgão que concentra o maior interesse das ONG nacionais e estrangeiras é ou não subordinado a seu ministério. É ele ou não quem indica sua direção?
Sem relativizações. Cardozo mente. E ponto.
E o governo como um todo monta seu aparato de força para combater pequenos agricultores familiares indefesos.
Ontem apareceu o comandante da VIII RM, gen. Jaborandy, como fiador da expulsão dos colonos. Um Moreira Cezar investido para um Canudos. Ridículo um profissional - imagino que sério - se prestar a um  papel tão minúsculo e contrário a seu país. Deve-lhe faltar visão histórica crítica para cumprir uma ordem assim.
Mas em contraponto, um dos agricultores que serão expulsos, aparentemente um dos líderes, fez uma declaração de arrepiar. "Vão nos expulsar, mas não sairemos daqui."
Pode ser lida com vários sentidos.Resistiremos com as armas que temos, terão que nos tirar daqui em sacos de cadáveres e carregar para a história a responsabilidade de nossas mortes. Ou, utilizem a força que domina e reprime, mas não oprimirão nem esbulharão nossos sonhos.

Erra o governo, e pagará um preço eleitoral por isso. Erra a justiça, alienada. Erra o exército a aceitar missão de capitão de mato e reviver outros momentos vergonhosos de sua história, ao invés dos heróicos.
Erramos todos nós, brasileiros, por nos omitirmos e permitirmos o esfacelamento de nossa pátria-mãe tão (dis)traída.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home