sexta-feira, dezembro 06, 2013

Ligações Perigosas

Desculpem, Zé Dirceu não comete ingenuidades. Não consigo avaliar suas atitudes sem considerar sua inteligência estratégica, buscar o sentido oculto, as intenções reais nesse grande jogo de xadrez que é a política. Goste-se ou não dele, concorde-se ou não com seus atos, Dirceu tem que ser respeitado por sua inteligência e obstinação. Dirceu é enigmático.

O emprego no St. Peter, suponho não seja tão explícito, cristalino, cartesiano. Seria um erro primário, tipo de erro que não faz justiça ao estrategista.
Choca pelo segmento. Pelo salário. Pelo convite.
Não deu outra. O sentimento geral é de que tenta uma esperteza, um artifício alternativo à cadeia. Seria essa leitura que queria que fosse feita?
Taí, admito que sim. Sabia que iriam cair de pau, que a imprensa tradicional iria se agitar, que as redes sociais iriam ferver.
Mas, pra quê? O que ganharia com isso?

Aí entra a segunda parte.
Sabia que rapidamente chegariam a constatações que fugiram aos órgãos de controle de lavagem de dinheiro. Chegariam ao laranja que aparece como sócio desse hotel, o panamenho Jose Eugenio Silva Ritter, auxiliar no escritório Morgan y Morgan, considerado especialista em operações offshore, e dado pelo Jornal Nacional como dono do hotel. Evidentemente sabia que o mesmo escritório haveria formatado  outras empresas, ditas familiares, vinculadas a Eduardo Paes, prefeito do Rio.
Também não lhe teria passado despercebido que a Abril - dona da Veja, figadal inimiga - também negociou com a mesma empresa dona do St Peter as permissões da TVA em 3 grandes centros, pelo menos.
E o novelo começa a ser desenrolado, ou enrolado em outras figuras de proa da política nacional. Surgirá seu alvo? As operações que envolvem essa empresa serão investigadas e a lavanderia de dinheiros desviados será arrombada?
Se for, atingirá somente desafetos ou pode ser também algum recado que queira transmitir?

Feita a quizumba e trazido certamente trepidações a muitos com mãos leves, incluindo nas editorias e nos partidos políticos, renunciou ao pedido de trabalho no hotel. O tal emprego, ao fim e ao cabo, talvez seja o que menos lhe interessasse mesmo.

Qual a real intenção de Zé Dirceu?

Fotomontagem de www.brasil247.com


0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home