sexta-feira, agosto 05, 2011

Ministro do Ataque

Bobo não é, nunca foi e talvez nunca venha a ser. Midiático, bem, aí é outra conversa. Nesse quesito, fazer-se aparecer, é top, quase imbatível.

Jobim é multimídia, mescla de político e jurista. Cavaleiro do tal Cardoso, ordem mística que só não destruiu o Brasil por falta de tempo, não encabulou-se de compor com Lula nem avermelhou-se a permanecer com Dilma.

Defenestrou pessoas honestas por discordarem de suas opiniões, com o pretexto de terem ultrapassado os limites da subordinação disciplinar, como no caso de ex-comandantes na amazônia. Vestiu uniformes, nem sei porque. Decerto pra ficar bem na foto. Desagradou e agradou setores. Em seu favor, o esboço do Plano Nacional de Defesa, trombando com os pseudo-ambientalistas liderados pela esganiçada do Acre. Nesse particular, ao menos, ponto pra ele.

Jobim é o ministro trombada. Não é boquirroto, porque não fala impensadamente, mas sempre com objetivos. Muitas vezes pessoais.

Aí, fico pensando. Qual seu objetivo de participar de um governo e criticá-lo exatamente para seus adversários? Qual a razão dos ataques interna corporis? Briga de egos? Sua vaidade não cabe em seu corpanzil nem em suas orelhas topogigianas?

Não, isso é muito pequeno pra ele. O que ele visa é exatamente a próxima eleição para presidente.

Jobim quer ser presidente da república e age para tentar criar densidade política que lhe permita enfrentar a disputa interna no PMDB.

Jobim sabe que a aliança de governo é frágil e não subsiste até o final do ano que vem.

Jobim queria ser demitido, era importante para sua bandeira e projetos o desgaste decorrente para o governo. Bom motivo para explicitar o rompimento, dar mãos e braços a seus amigos no projeto de Zé Serra. Serra prefeito, Serra governador, Jobim presidente.

Por isso, Dilma o engoliu, Dilma foi paciente com os ataques. Até o limite da fúria.

Fez bem a presidente em botar essa figura pra correr.

Ele que se junte à sua turma.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tomara que ele tenha razão quando falou que a Ministra Gleisi não conhece brasilia. Vindo do Jobim, isto é um elogio. Significa que ela deve estar tentando fazer acontecer do jeito certo. Jeito que Brasilia realmente nunca viu!

11:48 AM  
Blogger Frega Jr said...

Tomara. Obrigado pelo comentário.

10:49 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home