segunda-feira, julho 18, 2011

Demagogia

Eu fico muito a vontade para tocar neste assunto em uma abordagem contrária à da opinião publicada. Politicamente incorreto, mas é o que penso.

Perdi um grande amigo no acidente da TAM em Congonhas, há 4 anos. O Brito. Estarmos distantes e quase sem nos falarmos não conflita com a amizade que tinha por ele. Por isso, sinto-me a vontade.

Sinto-me a vontade para considerar uma demagogia kassabiana de denominar a praça que será construída com o escatológico Praça Memorial 17 de Julho. Para quê? Para ocupar espaços na imprensa? Falta de nomes? Surfar na sobrevida de uma tragédia?

Muito mais gente é assassinada nas ruas administradas pelo alcaide; não vi anunciar a Praça Memorial dos Assassinados. Nem dos Roubados. Nem dos Estuprados. Nem mesmo o genérico Praça Memorial das Vítimas da Violência.

Os desastres aéreos, não sei identificar realmente a razão, ocupam espeço privilegiado nas mentes das redações. Pode haver um desastre de trem (aqui no Brasil, impossível, depois de acabarem com a rede ferroviária) com mais vítimas. Ou um rodoviário (ocorrem a toda hora). Ou as vítimas do mau atendimento nos hospitais e postos de saúde (esses aos milhares). Para ser mais light, quem sabe a Praça Memorial dos Espremidos em Transportes e Engarrafamentos Urbanos, com a sugestiva sigla METEU. Meteu em quem? Sei lá, não interessa. Em todos. Praça Meteu. Será que o Kassab aprovaria? Acho que não.

Esse exercício de manter aceso o medo da tragédia - só pode ser esse o objetivo - eu realmente não entendo. Buscam pelo em ovo e chifre em cabeça de cavalo para inferir causas. Elas são sabidas à exaustão, conforme os relatórios do CENIPA. O Ministério Público pediu o indiciamento de uns e outros e ganhou alguns minutos de holofotes.

Ora, façam o favor. As vítimas não viraram heróis pelo acidente. Foram somente vítimas por estarem no lugar errado no momento errado. O cutelo da morte age às cegas, muitas vezes, em nossa compreensão dos mistérios da vida.

Deixem-nos em paz. Vão arrumar o que fazer.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home