quinta-feira, janeiro 31, 2008

Educação Integral

Sem maiores alardes e sem os tão costumeiros lançamentos e coquetéis, o governo de Brasília está promovendo uma revolução silenciosa na educação pública, não vista no DF desde o governo de Cristóvão Buarque..
Tomada a decisão no final do ano passado e implementada de maneira eficaz e dedicada, o ano letivo de 416 escolas públicas já começará em regime integral. O almoço será no próprio colégio e os alunos sairão às 18 h.
E mais. Rompendo o uso e costume do Estado tutelar o cidadão, os pais terão a opção de decidir quantos dias por semana o horário será integral e escolher a grade das atividades extra-curriculares de seus filhos.
Que coisa boa!
Até o final deste ano, está programada a extensão desse programa a todas escolas públicas do Distrito Federal. O planejamento prevê uma melhora de 2 pontos no índice de desenvolvimento escolar, que compõe o IDH, em 2014. É isso aí. Educação é medida de curto prazo, mas seus resultados só aparecem na frente.
Os que tivemos uma oportunidade de acesso a uma escola de qualidade sabemos como isso fez diferença em nossas vidas. O início do caminho de um Brasil melhor é esse.
Esse programa será financiado por recursos obtidos pela negociação com Bancos para a gestão da folha de pagamento do DF. Olhem que solução criativa, sem pressionar as contas públicas.
O Dep. Alceni Guerra - aquele mesmo que foi crucificado sem culpa pela mídia sem responsabilidade no caso das bicicletas no Gov Collor - foi encarregado de implementar a medida, com sua experiência similar na Prefeitura de Pato Branco-PR. Botou pra quebrar, com uma atuação efetiva de coordenação entre Secretarias da estrutura formal do governo.
Está de parabéns o Gov. Arruda e sua equipe.
Claro que ele pretende utilizar isso como plataforma para ser o nome pefelista a concorrer à presidência da República em 2010. Mas e daí? Pelo menos está fazendo da maneira correta, diferente de tantos.
Com responsabilidade.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home