quinta-feira, dezembro 06, 2007

OK Corral

O cada vez mais midiático Jobim, reconheçamos, é um expert em jogar para a platéia. Mais uma vez conseguiu grande espaço na imprensa com suas patacoadas.
Decidiu redispor tarifas aeroportuárias - uma das mais altas no mundo - além de estipular multas pelos atrasos e cancelamentos de vôos.
No caos, a atitude é simpática. Mas examinemos com outros filtros.
Jobim continua sendo o xerife do aerodetran, possivelmente porque não tenha competência real para conduzir os assuntos de defesa nacional.
Quem vai decidir se o atraso ou cancelamento deveu-se à companhia aérea é a Anac (será?) e o passageiro será comunicado por carta, e-mail ou mensagem de texto no celular. Desde que preencha o formulário competente. Quando e como? Ninguém sabe e esses detalhes só podem interessar a vis mortais, dentre os quais Jobim não se insere.
Jobim continua atropelando as instituições sem dó nem piedade.
Em princípio, quem deveria regular o assunto seria a moribunda Anac (uma das malditas). Sua nova presidenta ainda vendo nas nuvens bandos de passarinhos verdes e cardumes de peixinhos cor-de-rosa após sua lua de mel de 70 dias, acompanha Jobim como papagaio de pirata. E papagaio mudo.
À Infraero caberia estipular as taxas aeroportuárias, inclusive como instrumento de descongestionamento de pátios e terminais. Da mesma forma, ao DECEA a criação de slots operacionais para o controle do tráfego aéreo nas margens de segurança.
O Código de Defesa do Consumidor estipula as obrigações dos prestadores de serviços e os direitos dos contratantes. Há acordos internacionais promovidos pela IALTA.
Sem a interferência jobiniana, o passageiro tem direito indenizatório em dobro pelo descumprimento do contratado.
Assim, de estrela com seis pontas no peito, pernas de alicate, coldre afivelado e arrastando as chilenas no terreno, o xerife Jobim percorre as ruas poeirentas da cidade fantasma em busca do próximo bandido imaginário, ou melhor, do próximo ato que lhe renda tempo de televisão.
Secundado por seus inertes auxiliares, ANAC, INFRAERO e, infelizmente, Comando da Aeronáutica.
Quem disse que chutar cachoro morto, enxugar gelo ou empacotar fumaça não dá Ibope?

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home